Informe 02

 

Vírus de Computador

 

O seu sistema de computador já foi infectado por um vírus?

Se você não entra nessa estatística ou não sabe nada sobre o assunto,

é importante ficar de olho.

Se você responder SIM para uma das perguntas abaixo, pode ser sinal de vírus:

1)       O computador está muito lento?

2)        Você está recebendo mensagens ou programas esquisitos em sua máquina?

3)       Ele está trabalhando lento ou mais que necessário?

Um vírus, em curtas palavras, é um software malicioso, criado por programadores,

que infecta e invade os mais diversos sistemas.

Ele pode executar vários  meios para atingir os fins. Hoje na nomenclatura  possui um

glossário extenso, confira alguns:

Adware: é um aplicativo que baixa ou exibe, sem exigir autorização, anúncios na tela do

computador.

Crapware: quando você compra um computador pré-montado e ele chega à sua casa com

vários aplicativos que você não faz ideia da funcionalidade. Os chamados de crapware (em português: software porcaria) e são considerados um “bônus” pelas fabricantes, mas para os usuários são poucos os aplicativos interessantes.

Hackers: são chamados de mais curiosos que a maioria. Porém, utilizam essa curiosidade para buscar brechas e falhas de segurança em sistemas já criados. Com esse processo, conseguem muito aprendizado e desenvolvem capacidades de programação peculiares. Quando utilizam estes conhecimentos para causar danos passam a ser chamados de Crackers.

Lammer: é o termo utilizado por Hackers mais experientes para depreciar Crackers inexperientes que utilizam o trabalho de outros para realizar suas invasões. Não se limitam a invadir sites, quando o fazem, modificam toda a estrutura e até assinam as “obras,” em busca de fama na comunidade.

Malware: qualquer aplicativo que acessa informações do sistema ou de documentos alocados no disco rígido, sem a autorização do administrador ou usuário. Isso inclui vírus, trojans, worms, rootkits e vários outros arquivos maliciosos.

Phishing: mensagens de e-mail enviadas por spammers são criadas com interfaces e nomes que fazem referência a empresas famosas e conhecidas, como bancos. Nestas mensagens são colocados links disfarçados, que dizem ser prêmios ou informações sobre a empresa em questão, mas na verdade são arquivos maliciosos.

Rootkit: tipo de malware que se esconde nas bases do sistema operacional, em localidades que não podem ser encontradas por antivírus comuns. São utilizados para interceptar solicitações do sistema operacional e alterar os resultados.

Spam: mensagens enviadas em massa para listas conseguidas de maneira ilegal. Geralmente carregam propagandas sobre pirataria de medicamentos. Também podem conter atalhos para páginas maliciosas que roubam listas de contatos e aumentam o poder de ataque dos spammers.

Spyware: são aplicativos (malwares) instalados sem o consentimento dos usuários. Eles são utilizados para capturar informações de utilização e navegação, enviando os logs para os invasores.

Se você necessita desse tipo de ajuda quanto a Vírus e não sabe como executar podemos ajudá-lo. Entre em contato conosco que teremos o prazer em atendê-lo.